top of page

Pelas águas do Velho Chico

Clique para ampliar

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Flickr - Black Circle

"Durante os meses de março, abril e maio de 2014 a Companhia Circense Circo do Asfalto percorreu 15 cidades ribeirinhas do rio São Francisco com um único objetivo: levar o circo e a arte circense a cidades com poucas opções culturais.

A ideia original surgiu de Fran Marinho, Douglas Marinho e do fotógrafo Ricardo Avellar após identificarem que nenhuma companhia do gênero havia percorrido a região, então decidiram pegar a estrada e levar espetáculos circenses e oficinas para essas cidades.

Adicionaram ao grupo Rafael Munhoz, artista recém-saído de uma turnê de cinco anos com a companhia canadenses "Cirque du Soleil", e assim partiram para a execução do projeto "Sobre as águas do Velho Chico".

Mesmo sem ser contemplado com prêmio ou leis de incentivo, e contando somente com apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, e do fabricante de material circense "DYM Malabares", e de um pequeno fundo arrecadado on em um site de financiamento coletivo.

O projeto "Sobre as águas do Velho Chico" percorreu mais de 7.000km, cinco estados brasileiros, teve o espetáculo visto por mais de 20.000 pessoas, dentre jovens e profissionais da educação, que tiveram acesso a oficinas de formação e iniciação a arte circense. Cada local tem sua história, sua diversidade cultural, mas todos tem algo em comum; a passagem desse gigantesco rio que esconde muita história, que abriga e sustenta inúmeras cidades e tem uma beleza única que não se pode traduzir em palavras.”

Ana Mesquita

 

No ano de 2016 foram contemplados pelo prêmio “Funarte Artes na rua” do Governo Federal e percorreram novamente o rio São Francisco.

bottom of page